Relicário do Rock Gaúcho

Acervo de publicações sobre a  cultura e a história do Rock Gaúcho em textos, imagens, áudio, vídeos, dados, raridades e artigos na mídia digital.

[LEITURA] Alexandre Vieira (Grupo Inconsciente Coletivo) por Emilio Pacheco

Alexandre Vieira foi vocalista do ‘Grupo’ Inconsciente Coletivo e que faleceu numa sexta feira do dia 4 de maio de 2012. Emilio Pacheco em seu blog, registrou uma parte de seu conhecimento sobre ele.

Alexandre Vieira

Para as gerações posteriores à minha, ele era o Xandy do Sgt. Pepper’s (pub de Porto Alegre). Para mim ele vai ser sempre o Alexandre do Inconsciente Coletivo. Os outros dois integrantes eram Ângela Langaro (na foto, ao fundo, em 1975) e João Antônio Araújo (que depois se lançaria como locutor e um dos Discocuecas originais). Para vocês terem uma ideia do quanto eu era fã desse grupo gaúcho, entre 15 e 17 anos eu os considerava meus artistas brasileiros preferidos, acima de qualquer outro. Gostava mais deles do que dos Almôndegas ou do Hallai-Hallai. Ou até do que de Secos e Molhados, Mutantes… Eu era mesmo fã de carteirinha. Então imaginem minha emoção o dia em que assisti a um ensaio deles na casa do Alexandre, em 1976. Ainda lembro de muita coisa que vi e ouvi naquela tarde de domingo e prometo fazer um relato detalhado, incluindo trechos de diálogos que ainda estão bem vivos em minha memória.

Alexandre Vieira faleceu hoje. A penúltima notícia que tive dele era de que estava tocando na banda Anexo 44, ao lado de Zé Flávio (ex-Almôndegas), Jorge Dorfman, Gabriel Mohr e Tito Garbinato. Talvez já na semana que vem eu publique aqui um longo texto sobre o Inconsciente Coletivo, incluindo minhas recordações do ensaio. Foi um dos momentos mais marcantes para mim como apreciador de música.

P.S.: Lucio Haeser, autor do livro “Continental, a Rádio Rebelde de Roberto Marinho”, disponibilizou no Soundcloud o lado A do compacto “Voando Alto”, do Inconsciente Coletivo, que chegou às lojas de Porto Alegre entre novembro e dezembro de 1976. Alexandre faz o vocal solo. Se não estiver enxergando o player abaixo, acesse pelo Firefox: Em tempo: considerando os comentários que fiz acima sobre o quanto eu era fã do grupo, já adianto que esse disquinho não captou a essência do Inconsciente Coletivo. A música ficou bonitinha, mas o trabalho deles era maior e melhor do que o que está registrado nessa gravação. Confiram, por exemplo, as duas faixas que estão no CD que acompanha o livro do Lucio, citado acima.

emiliopacheco.blogspot.com.br/2012/05/alexandre-vieira.html numa sexta-feira, 04 de maio de 2012


Sobre o autor, por ele mesmo:
Emilio Pacheco, Porto Alegre, RS, Brasil, sou jornalista free-lancer apaixonado por música. Minhas colaborações mais frequentes foram para o International Magazine, mas já tive matérias publicadas em Poeira Zine e O Globo. Também já colaborei com os sites Portal da Jovem Guarda e Collector’s Room. Aqui no blog, escrevo sobre assuntos diversos.


Sobre o Xandy, com video e áudio: [clique aqui]

Sobre o ‘Grupo Inconsciente Coletivo‘:

Parte 1 de 3 [clique aqui]
Parte 2 de 3 [clique aqui]
Parte 3 de 3[clique aqui]