ago 202010
 

O CIO DA TERRA realizado nos dias 29, 30, 31 de outubro do ano de 1982, foi um evento que reunia música, teatro, politica, cinema e qualquer manifesto social com vistas ao futuro. No palco diversos músicos que estavam fazendo sucesso naquela época e os locais, como Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro e bandas, Saracura, Cheiro de Vida, Bebeto Alves, Um Grito Paira Sobre Vossas cabeças (inicio da carreira artística do Jimi Joe) entre outros artistas.

➽ ‘Cio da Terra – O filme’ [2010] 
Foram 3 dias de muita “bicho-grilagem”, o nosso Woodstock Gaudério. Cerca de 15 mil jovens, durante três dias e três noites conviveram com plena liberdade, debatendo, ouvindo músicas, assistindo peças de teatro, dançando, ou apenas circulando pelo parque e tomando sol. Muita gente diferente de todo o RS e outros Estados vestindo jeans, calções, biquinis, bombachas e no frio da noite cobrindo-se com cobertores. Nenhum desentendimento, nenhuma briga. Alguns bem humorados diziam que tudo estava na perfeita paz, porque não havia policiais no parque, ninguém para vigiar ou reprimir.

Nos caminhos e nos pavilhões vendiam-se jornais políticos, todo tipo de artesanato, camisetas com inscrições. Nos debates, que versavem as mais diferentes assuntos: mulher, ecologia, música, teatro, literatura, cinema, negro, política sindical, etc., havia sempre muita gente participando, perguntando e dando opiniões.

A proposta básica do Cio da Terra como o primeiro encontro da juventude gaúcha se realizava. Convivência era essa proposta, alimentada nos três dias do Cio por uma exemplar e elogiável auto-organização. Não havia nenhuma equipe encarregada de recolher o lixo, mas os organizadores distribuíram sacos de lixo e as próprias pessoas, espontaneamente, se encarregavam de limpar toda a área.
E naquela paz, uma sensação de alegria se multiplicava sob o sol e a lua cheia iluminando milhares de jovens que permaneceram diante do enorme palco de estruturas, duas noites inteiras, até o ciclo do sol se completar com a chegada dos primeiros raios de sol da manhã.

Sobre o documentário:
A produção de 42 minutos reúne depoimentos tendo como referência o evento “Cio da Terra” que uniu 15 mil jovens, em Caxias do Sul, em 1982. Foram três dias de música e encontros sócio-políticos, numa época ainda impactada pela ditadura militar.
Filme documentário de Cacá Nazário e Eber Marzulo, realizado em Super 8mm durante o Cio da Terra (Caxias do Sul, RS). Originalmente filmado em Super 8 por: Direção: Jair Torelli, Fotografia: Mario Nascimento, Cameras: Rogerio Garcia e Paulo Soccol e finalizado na eFRAME¹, no ano de 2010.

⋙ Créditos:
➽ Infos e base do Texto: ciodaterra1982.blogspot.com.br (na íntegra)
➽ ¹Fonte do video: youtube.com/eframefx