Relicário do Rock Gaúcho

Acervo de publicações sobre a  cultura e a história do Rock Gaúcho em textos, imagens, áudio, vídeos, dados, raridades e artigos na mídia digital.

Estúdio Sorriso Produções

A Sorriso Produções está com o Relicário desde sua fundação e é responsável pela edição de todos os videos de nosso acervo e atende todo o Brasil. Além de U-matic e Betamax, outros formatos de cartuchos de vídeo que incluem VHS, VHS-C, Betacam, Video8, Hi8, MiniDV, HDV, e ainda os vários formatos digitais como D1, D3, Digital Betacam, DV, HDCAM, D-VHS, Digital8 são possíveis de digitalizar. Além de slides, negativo de filmes, posters e impressos diversos, também variados formatos para as midias de áudio como fitas de rolo (em todas as velocidades), cassetes (padrão e mini cassete), DATs, MD’s, e outros, em parceria com o Relicário.

Fernando Sorriso: +55 51 9966-9922

Made in Soul Records

Made in Soul Records é uma gravadora brasileira independente, que celebra a música brasileira, especialmente o rock e o punk, através do lançamento de discos de vinil de alta qualidade e edições especiais.especializada em lançar discos de vinil de artistas nacionais, com foco em edições especiais e limitadas. A gravadora se destaca por trabalhos como a edição em vinil do show “Os Replicantes – 40 Anos” e o lançamento do compacto 7″ “Na Crista da Onda” da banda Ultramen.

A Made in Soul Records busca valorizar a experiência física da música, oferecendo edições que incluem capas gatefold, encartes com fotos e outros materiais exclusivos. A gravadora também se preocupa com a qualidade da prensagem e da distribuição, buscando atingir colecionadores e fãs que apreciam o formato vinil.

Lutero Eletrônica [Porto Alegre - RS]

O Roberto Luterno é o nosso técnico para reparo de equipamentos. Sua principal atividade se concentra em áudio vintage doméstico e semi profissional e tem um cuidado especial em equipamentos ‘antigos’ e o Relicário é testemunha destes feitos.

Contato +55 51 9967-8156

Toca do Disco [PoA - RS]

Fundada no dia 17 de agosto de 1989, a Toca do disco comercializa LP’s, CD’s, DVD’s, K7’s, nacionais e importados e outros produtos relacionados à música. Possui um grande acervo de LPs, CDs, K7s e edições de colecionadores do Rock, Blues, Jazz, MPB. Atende todo o Brasil.

Endereço: Rua Garibaldi, 1043, Bom Fim, Porto Alegre – RS, 90035-052.  Telefone: (51) 3311-4551

Horário de funcionamento: Seg a Sex 10h às 19h e Sáb 10h às 14h.

Prisma Discos [Canoas - RS]

‘Prisma Discos: a alternativa consciente’. Fundada em 1986 e incentivando a boa música, comercializa LP’s, CD’s, DVD’s, K7’s, nacionais e importados e outros produtos relacionados à música. Possui um grande acervo de LPs, CDs, K7s e edições de colecionadores do Rock, Blues, Jazz, MPB e também o gênero Pop. Atende todo o Brasil.

Endereço: Rua Tiradentes, 130, sala 102, Centro, Canoas – RS, 92010-260. Telefone (51) 3472.2110

Horário de funcionamento: Seg a Sex 10h às 19h e Sáb 10h às 18h.

Como você pode contribuir?

Existem várias formas de colaborar, como doação de materiais, apoio voluntário ou outras maneiras.

O tipo de doação mais valiosa são as informações sobre bandas e artistas. Muitos dos discos que recebemos ou arrematamos, mesmo sendo gravados em estúdio, não fornecem muitos detalhes sobre datas, integrantes, estúdio, cidade e outros aspectos relevantes.

Quanto ao acervo do rock gaúcho, itens frequentemente doados incluem fanzines, pôsteres, flyers, jornais, revistas e CDs de bandas pouco conhecidas ou divulgadas. Os ‘impressos’ são alguns dos itens que mais apreciamos receber.

E qualquer ajuda é válida. Naturalmente, é de iniciativa dos seguidores que oferecem álbuns, DVDs, CDs, vinis, compactos, para que possamos convertê-los em acervo ou até mesmo em dinheiro para manutenção; equipamentos para a mesma finalidade (conversão de dados) e também possamos usar. Recebemos apenas o que podemos realmente reaproveitar. Aceitamos também fitas cassete e de rolo, mídias DAT e MD.

Entre as doações que recebemos, além desses itens, já nos enviaram camisetas (algumas bem usadas, mas isso não é problema) com estampas de bandas gaúchas, fotografias de bandas em shows registradas por fãs. Recebemos equipamentos como gravadores de rolo, mesas de som, amplificadores (que estão em uso no estúdio), DVD players e VHS players.

Para retirar este material, basta entrar em contato conosco pelo Facebook ou Instagram que combinamos.

Para ajudar financeiramente, o que é muito bem-vindo, temos uma chave Pix: apoio@relicariodorockgaucho.com (Luciano Vargas Flores).

Uma pergunta recorrente, semelhante à clássica “o que queremos”, é se há planos para expandir o Relicário.

Já realizamos alguns experimentos com coleções exclusivas para fãs, incluindo a digitalização de fitas cassete, e tivemos uma boa aceitação. As bandas cederam os direitos de uso para essa finalidade. No entanto, é um investimento alto com retorno financeiro baixo. Mesmo assim, compensa porque deixamos alguns fãs felizes por ter um item de colecionador. Isso recompensa o esforço. É um caso pontual: arrecadar fundos para determinadas finalidades, normalmente envolve o acervo.

Há algum tempo estamos trabalhando em um novo projeto que possa dar suporte para esta atividade, podendo inclusive envolver a própria comunidade. Devido às outras atividades dos administradores, dedicamos o tempo que conseguimos ao portal. No entanto, será um passo importante para o Relicário. A tendência é que seja totalmente voltado para a comunidade, público e acesso para todos. Qualquer mudança tende a se tornar cada vez maior e precisamos nos preparar, considerando que é inevitável que isso aconteça.

O Relicário recebe algumas sugestões que apreciamos e sempre são bem-vindas. No entanto, reconhecemos que é importante ter alguém com mais conhecimento e prática para elaborar um projeto em busca de patrocínio.

E sendo voltado à comunidade, comente: o que você quer que o Relicário do Rock Gaúcho seja?

E quanto mais, tudo seria sonhar com a cantoria de milhões de bocas por tantas milhas de terra. E em quando se fizesse luta, se saberia: somos um bando e muitos outros.

Contribua escrevendo o seu comentário:

error: Está gostando de ler?