Tolerância (2000), trilha sonora original, áudio remasterizado e faixas que só foram registrados neste álbum
Original de um CD-R que foi distribuído pela PRANA para a promoção do longa metragem.
Direção: Carlos Gerbase.
Companhia produtora: Casa de Cinema de Porto Alegre; Columbia TriStar Filmes do Brasil
Primeira exibição: Rio de Janeiro (RJ), 2º Festival do Rio BR [5-18 out]-Première Brasil, Cine Odeon BR, 10 out 2000, ter, 13h30
Primeira exibição RS: Porto Alegre (RS), GNC Moinhos Shopping, em exibição simultânea nas 4 salas, 31 out 2000, ter, 20h (pré-estreia)
Tolerância é o primeiro filme de longa-metragem da Casa de Cinema de Porto Alegre, a histórica produtora conhecida até então por curtas-metragens premiados, como O Dia em que Dorival encarou a guarda (J. P. Goulart, J. Furtado, 1986), Barbosa (J. Furtado, A. L. Azevedo, 1988) e Ilha das Flores (J. Furtado, 1989). A primeira versão do roteiro surgiu em 1995, pelas mãos do diretor Carlos Gerbase, mas o texto ainda receberia outros doze tratamentos, agregando colaborações de demais membros da equipe.
A trilha sonora é composta por bandas gaúchas, como Os Argonautas, Os The Darma Lóvers, Os Replicantes. Apesar do elenco principal ser de fora, com variados sotaques, foi solicitada a utilização do vocabulário porto-alegrense, com o uso de “tu” no lugar de “você”. As locações incluíram cidades como Porto Alegre, Gramado, Igrejinha e São Lourenço. O filme foi distribuído pela gigante Columbia TriStar, ocupando mais de 100 salas em todo o país. Um diário de filmagem de Tolerância foi disponibilizado na internet, enquanto as gravações iam acontecendo. O material permanece disponível no site da Casa de Cinema de Porto Alegre.
Segundo o diretor Gerbase, a trilha sonora foi escolhida cuidadosamente para que refletisse “a cara de Porto Alegre”, e traz uma significativa amostragem da cena do rock local, incluindo nomes consagrados como Nei Lisboa, Júlio Reny, Os Replicantes, Wander Wildner, Os The Darma Lóvers e Júpiter Maçã.
Set List
01. Abertura (Flávio Santos ‘Flu’, 4nazzo) – Flávio Santos ‘Flu’, 4nazzo
02. Org (Régis San) – Régis San
03. Pela ciência (Gustavo Mini) – Tom Bloch
04. Bambu (Nenung) – Os The Dhama Lovers
05. Combo (Marcelo Guimarães) – Fu Wang Foo
06. Audrey (4nazzo) – Les Johnson
07. Gruvi (Flávio Santos ‘Flu’) – Flávio Santos ‘Flu’
08. Solidão (Roger, Fabian) – Zzona
09. Moviola (Eduardo Normann) – Space Rave
10. Amor e morte (música, letra: Julio Reny) – Dolly
11. Ugabugababy (Irmãos Rocha) – Irmãos Rocha
12. Precipício (Os Replicantes) – Os Replicantes
13. Milonga argonautilus (Marcelo Moreira) – Os Argonautas
14. Como nossos pais (música, letra: Belchior) – Nei Lisboa, Wander Wildner,Cláudia Barbisan, Julia Barth
