Relicário do Rock Gaúcho

Acervo de publicações sobre a  cultura e a história do Rock Gaúcho em textos, imagens, áudio, vídeos, dados, raridades e artigos na mídia digital.

[CLIPE] Banda FLUXO – Compacto Duplo, 1985

Banda FLUXO (BIO)

Em 1981, Edu K (guitarra) e Gustavo “Xis” Aguirre (voz) fundam a banda Fluxo de Energia em Foz do Iguaçu (PR).

No início de 1983 Edu K vem de muda para Porto Alegre e em abril desse mesmo ano forma a banda Rota 66 com os colegas do Colégio Glória, Flávio Assis (bateria) e Marcus “Buba” Varella (baixo).

No meio desse ano resolvem adotar o nome da antiga banda do Edu, Fluxo de Energia, e essa formação permanece até novembro de 1983.

No início de 1984, Gustavo “Xis” Aguirre se muda para Porto Alegre e, junto com Edu K, retomam as atividades da Fluxo de Energia.

Recrutam Marcus “Buba” para o baixo e Biba Meira para a bateria, mudam o nome da banda para Fluxo e com essa formação fazem um show no bar B-52.

Logo a seguir, Carlo Pianta assume o baixo e fazem algumas gravações de ensaio e uma gravação de estúdio de “Nosso amor dançou”.

Após um curto período de tempo, Carlo Pianta sai da banda e Leandro Martins assume o baixo.

Com essa nova formação gravam novamente a música “Nosso amor dançou”, agora para a coletânea “Rock Garagem”, em outubro de 84.

Ainda em outubro fazem um show no Circo Norte-Americano, em Porto Alegre, juntamente com Urubu Rei e Os Paralamas do Sucesso.

Em dezembro desse mesmo ano se apresentam no Araújo Vianna, no show de lançamento do Rock Garagem.

Vem o ano de 1985 e, devido a divergências musicais, a banda se divide, ficando na Fluxo o Xis e o Leandro, enquanto que Edu K e Biba Meira formam o DEFALLA, juntamente com Carlo Pianta.

A formação da Fluxo agora tem Xis (vocal), Leandro Martins (baixo), Gerson Soares (guitarra) e Eduardo Godolfim (bateria).

Com essa formação gravam um compacto duplo, em outubro de 1985.

Logo após a gravação do compacto, Xis e Eduardo deixam a banda (Xis passa a tocar guitarra na banda Justa Causa).

A nova formação da Fluxo tem agora Leandro Martins (baixo e voz), Gerson Soares (guitarra), Sergio Gomes (teclado) e Geraldo Dutra (bateria).

Com essa formação fazem vários shows em 1986 e no ano seguinte a banda encerra as atividades.

Leandro e Gerson (que já tocavam juntos na banda Crise, de Canoas, antes de entrarem para a Fluxo) formam a banda Esporte para Dois, tendo uma fita K7 lançada pelo selo Vortex em 1988, enquanto que Geraldo e Sergio vão para a banda Ato de Criação, que teve um LP lançado em 1990.

TEXTO: Samarone Silveira
Edição A/V: Reinaldo Portanova
atualizado em março de 2022