jun 212017
 

Ziggy ama Tom

No ultimo dia 19 de junho tivemos o lançamento do primeiro EP da banda gaúcha Ziggy ama Tom, apesar da mesma ter sido formada lá em 2015 com Cristiano Dias no baixo, Julio Leal na bateria, Cláudio Silva na guitarra (integrantes já oriundos de outros projetos musicais), e Paulo Rodriguez nos vocais, o qual tem sua primeira experiência fora da literatura.

Com um som um tanto nervoso, direto e sucinto, o primeiro EP da Ziggy ama Tom conta com três canções autorais, e teve a captação realizada ao vivo e em um único dia em Porto Alegre/RS, no estúdio de Thomas Dreher, o qual cuidou também da mixagem e masterização.

O nome da banda é inspirado na figura e obra do saudoso David Bowie (Ziggy Stardust e Major Tom) em conjunto com a conjugação do verbo AMAR que une Ziggy ao Tom, demonstrando a defesa de todas as formas de amor por parte do grupo, “sem nenhum preconceito, ainda mais em tempos de simples direitos negados“.

Das influências e dos sons próprios

Ziggy ama Tom ainda bebe de diferentes influências musicais oriundas de cada um de seus integrantes:

Do Júlio, por exemplo, temos um pouco de Prince e Joy Division; do Cris, Beatles e Deep Purple; do Cláudio, Radiohead e Nine Inch Nails; e do Paulo, The Smiths e Chico Buarque além de, é claro, da influência que vem das ruas, do povo que pega ônibus, que trabalha muito e ganha pouco mas não ganha voz pra reclamar daqueles que tornam a vida deles sempre mais e mais difícil. – Ziggy ama Tom

Enquanto a bateria e o baixo fazem o seu papel e levam, a guitarra dança, passeia grita e chora, e os vocais mais ditam do que cantam, verdades não necessariamente bonitas, mas verdades.

Todas as músicas ali são um manifesto, um retrato das nossas observações sobre o cenário político/social brasileiro que está posto aí. As letras, sempre compostas por Paulo Rodriguez, trazem à tona a sensação do povo, uma sensação que não é agradável. E o som acabou surgindo assim, com força, entre o punk, o rock e o pós-punk, uma alternativa ao rock insípido que se propaga mais do que deveria. A pretensão da banda é espalhar sua arte e, com sorte, tocar algumas mentes adormecidas. – Ziggy ama Tom

Em breve, a Ziggy ama Tom promete voltar aos palcos e mostrar ao vivo as canções do EP e outras mais. Enquanto isso, acompanhe a banda nas redes sociais e streamings, e faça o download das músicas que já saíram que estão disponíveis para download gratuito:

FacebookBandcampSoundcloudYouTube.

Posts de Felipe Espindola de Borba, em 21/06/2017. Assista ao Lyric Video clicando aqui.

 Leave a Reply

error: Este site é destinado à leitura, consulta, audição e visualização dos videos.