maio 032022
 

‘Sandina’ é um clássico do rock sulista, de autoria do Jimi Joe e que já existem (pelo menos) 10 gravações oficiais. É simbólico o número, no entanto é uma das canções que os fãs sempre cantam juntos com o artista que interpreta. Esta é a edição 2022.

Jimi Joe confessou que é uma das versões que ele mais gosta de sua canção. O arranjo desta gravação tem inspiração no tema ‘Saudade’ da banda ‘Love and Rockets’, realizado pelo Miranda que também toca os teclados.

Relicário do Rock Gaúcho
Texto: Paulo Mello, Jimi Joe e Samarone Silveira
Pesquisa de dados: Darlan Porto
A/V e Lyrics: Reinaldo Portanova
Revisão: Samarone Silveira

SOBRE A BANDA

A Banda Fanzine era formada por Pedro Santos (vocal), Edu K (guitarra), Paulo Mello (baixo) e Biba Meira (bateria) e Miranda (teclado)

Pedro Santos é ator gaúcho e foi premiado diversas vezes. Com a grana de um deles decidiu idealizar uma Banda e convidou o Paulo Mello para juntos criarem a FANZINE. Paulo Mello convidou Carlos Eduardo Miranda para definir a produção e completaram o time com a Biba Meira e o Edu K.

A Banda DEFALLA já havia sido criada pelo Edu K e a Biba, nessa época, chegou a tocar em 3 bandas ao mesmo tempo: Urubu Rei, DeFalla e Fanzine

O áudio foi gravado na ISAEC e ‘patrocinado’ pelo Pedro Santos com a premiação de ‘melhor ator de curta em Gramado’ em ‘Madame Cartô’ (1985)

‘O Pedro queria gravar um som para concorrer num festival’. Paulo Mello não recorda o festival, lembra que ‘decidimos que seria
gravado BOY DO SUBTERRÂNEO’, que Os Replicantes tocavam em shows.

Tempos depois gravaram a música ‘Sandina’, do Jimi Joe, que a banda Atahualpa Y Us Panquis também tocava nos shows.

SOBRE SANDINA

SANDINA é uma canção de autoria do Jimi Joe, composta no ano de 1984. A canção é uma dedicatória à ‘Vivi’, uma garota de 16 anos por quem o Jimi Joe apaixonou-se, mas que preferiu ficar com um rapaz que era militante estudantil. Esta é a sua primeira versão, com a Banda Fanzine e que consta na Coletânea ‘ZONA MORTAL’ lançado pela VORTEX

Dos registros oficiais de SANDINA realizados em estúdio, encontramos estas versões:

1985 – Fanzine
[V.A. ZONA MORTAL]

1987 – Os Replicantes
[Histórias de Sexo e Violência]

1989 – Julio Reny & Expresso Oriente
[Julio Reny & Expresso Oriente]

2000 – Acretinice Me Atray
[Era Uma Vez Um Gato Xadrez]

2001 – Inocentes
[O Barulho dos Inocentes]

2004 – Astronauta Pinguim
[Petiscos: Sabor Churrasco/Switched-on Bah!]

 Leave a Reply

error: Este site é destinado à leitura, consulta, audição e visualização dos videos.