Relicário do Rock Gaúcho

Acervo de publicações sobre a  cultura e a história do Rock Gaúcho em textos, imagens, áudio, vídeos, dados, raridades e artigos na mídia digital.

[CLIPE] A Barata Oriental – A Guerra entre Nós

Video clipe da banda A Barata Oriental para a canção ‘A Guerra entre Nós’, uma das que ‘alavancou o sucesso’ entre outros ‘hits’. Video publicado na época de lançamento da Banda (talvez 90) e áudio remasterizado em 2015.

Famosa por ter uma energia absurda e por compor canções bem originais, a Barata Oriental, banda de rock formada em 1989 em Novo Hamburgo.

Origem do Nome: Tirado de um livro de biologia. Bicho primitivo e duro na queda. Inseto Outsider!

Naquele ano (de 89) eram uma gurizada que veio do interior, com muita ideias e vontade de tocar e fazer barulho. Saíram pelos bares metendo a cara, e com esta coragem conseguiram fazer história com seus shows insanos e com apenas um álbum lançado até hoje são lembrados com um dos ícones do Rock Gaúcho. O álbum “Barata Oriental” mostrou um som bem diferente das músicas que se tocava na época. Na capa um ideograma Chinês . Significa algo como “ a hora e a vez dos corações sinceros tomarem o poder”.

A BARATA ORIENTAL surge no inicio dos anos 90 no Sul do país espalhando sua fama de uma energia absurda além de uma super originalidade e qualidade nas composições e letras. Lançou um único disco que garantiu sua presença na formação do Rock Gaúcho junto de bandas que cresceram neste mesmo período: Defalla, Os Replicantes No Ar, Garotos da Rua, e fez shows indescritíveis e memoráveis.

Composições como “Céus, o Céu pode cair”, “Dançar Direito”, “Coca x Cola”, “Mares de Cerveja” e “Albert Einstein” cruzaram a barreira do tempo e são conhecidas até hoje como hinos da inquietude de quem busca seu caminho para a tal liberdade ou gosta mesmo é de detonar o rock ‘n’ roll.

A gravação excelente pra época trouxe espaço na mídia , um público fiel e shows eletrizantes. Uns dos motivos do fim da banda foi pela invasão das bandas covers na década de 90, então Nenung resolveu parar com tudo, e achava que estava na hora de parar com o rock.

Depois de 21 anos, estes mesmos integrantes se reuniram para registrar em um único volume, todos os clássicos que fizeram parte da história da banda. Este álbum chamado ‘Volume 10h’ saiu pelo selo gaúcho Plus Records.

A gravação original foi reeditada e ampliada em Cd com novas composições no ano 2000 pela gravadora Barulhinho, hoje a banda se reúne pra renovar a alegria de tocarem juntos mas não só isso: ainda lançaram um ‘novo petardo’, o “Volume 10!” com 15 inéditas com a energia original e a mesma formação dos 21 anos anteriores: Nenung (vocal; e no Os the Darma Lóvers), Milton Sting (baixo, hoje na banda de Wander Wildner), Carlos Panzenhagen (guitarra, gênio da raça); Luciano “Sapiranga” (bateria, e também na banda Kúria). Alegria, diversão e o + puro rock ‘n’ roll feito por estas terras.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Está gostando de ler?