nov 271984
 

2º MPG: A maturidade da música gaúcha

Uma multidão de mais de 40 mil pessoas tomou conta do Marinha. O público atento e o profissionalismo dos músicos.

O segundo show Música Popular Gaúcha realizado domingo no Parque Marinha do Brasil, enfrentando um Gre-Nal e um dia de forte calor, foi mais uma prova definitiva da cada vez maior popularizado da nossos compositores, grupos e cantores.

Afinal, eles disputaram público com o maior clássico do futebol gaúcho, em dia de decisão. E o Que aconteceu? Foram 40 mil pessoas no estádio Beira Rio; 40 mil ou mais no parque.

Para assistir nao a grandes nomes nacionais, mas gente que movimenta apenas Porto Alegre ou no máximo o Rio Grande do Sul, a maioria sem disco gravado.

E não apenas o público mostrou que está atento, como os músicos demonstraram seu profissionalismo. Viu-se também, juntas as várias tendências que alimentam a música gaúcha, do rock ao nativismo, passando pelo neo-regionalismo, pela MPB urbana; da música cantada à música Instrumental.

Quem ainda Imaginava que o público tem preconceitos, deve ter visto o contrário, com os mesmos pés, braços, quadris e cabeças dançando tanto ao som heavy metal do Taranatiriça, quanto ao som “gaudério” de Renato Borghetti.

Eles, mais Urubu Rei. Cheiro de Vida, Abelha Rainha, Glória Oliveira, Raul Ellvranger, Pery Souza, Vítor Rama, Os Replicantes, Garotos da Rua, Nei Lisboa Raiz de Pedra, Jerdnimo Jardim, mostrando a realidade da música falta aqui, com qualidade e o aval de milhares de pessoas.

E muitos nomes do participaram do Show, gente que também movimenta público como Canto Livre, Mário Barbará, Elton Saldanha. Saracura, Nelson Coelho de Castro, Fluxo, Léo Ferlauto e tantos outros. A produção da RBS-TV, Que irá ao ar dia 22 de dezembro em forma de especial de fim de semana, mostrará Imagens reveladora do grande acontecimento. A lamentar, apenas, a falta de mala caixas de som, para que o Show pudesse ser melhor ouvido pela multidão. E fica uma lembrança: espetáculos deste tipo podem acontecer mais vezes.

Por JUAREZ FONSECA, SEGUNDO CADERNO ZERO HORA, PORTO ALEGRE-RS, 3ª FEIRA, 27.11.84

 Leave a Reply

error: Este site é destinado à leitura, consulta, audição e visualização dos videos.