[PRESS] Katia Suman estréia na Rádio Atlântida FM (áudio e vídeo) [1982]

Katia Suman na Rádio Atlântida FM.

A passagem de Kátia Suman pela Rádio Atlântida, em 1982, é um capítulo curto, mas fundamental, na história do rádio gaúcho. Embora ela seja eternamente associada à Rádio Ipanema FM, foi na Atlântida que tudo começou. Na sequencia tem o take de áudio com sua estreia na Rádio Atlântida. Depois tem o vídeo onde ela e o Jimi Joe comentam sobre suas passagens na mesma emissora e na Ipanema.


O “Estágio” na Madrugada

Kátia recém havia retornado de São Paulo para Porto Alegre e buscava uma oportunidade na Rádio Ipanema (que na época ainda operava sob o nome de Rádio Bandeirantes FM). Ao bater na porta da Ipanema, o diretor Nilton Fernando não tinha vagas, mas indicou que a Atlântida estava procurando uma voz feminina. Ela foi recebida por Pedrinho Sirotsky, que decidiu dar uma chance àquela voz nova e assumiu o horário da madrugada, das 2h às 6h.

Aprendizado: Foi nesse período que ela aprendeu a “operar a mesa” (fazer a própria técnica de som) e a desenvolver sua locução. Ela costumava dizer que levava pilhas de jornais para o estúdio para ter o que comentar durante as horas solitárias da madrugada.

A Transição para a Ipanema

O período na Atlântida durou apenas alguns meses. Kátia define essa fase como um “aprendizado essencial”, mas sentia que seu estilo – mais autoral, livre e focado em rock e cultura alternativa – combinava melhor com a proposta que a Ipanema estava desenhando.

“Saí porque tinha que sair – foi só um estágio, um aprendizado.” – Kátia Suman, em entrevistas sobre o início da carreira.

Em 1983, ela finalmente ingressou na Rádio Ipanema FM, onde se tornaria a primeira mulher a ancorar um horário nobre no rádio FM de Porto Alegre, transformando-se em um ícone da comunicação gaúcha.


Áudio na íntegra (14 min)


Corte do video original de 13/01/26

No Sarau Elétrico, Kátia Suman e Jimi Joe relembram seus tempos trabalhando em duas rádios icônicas do FM gaúcho: Ipanema e Atlântida.

O Sarau Elétrico é um evento de literatura que acontece toda terça-feira a partir das 20h, transmitido do bar Ocidente, em Porto Alegre.

Comente sobre este post: