dez 141988
 

Aristóteles de Ananias Jr  foi uma banda de Porto Alegre, Brasil, criada Marcelo Birck, integrante da Graforréia Xilarmônica, primeiro como um espaço de experimentação informal e ocasional de novas ideias, em 1991 a banda assumiu um caráter permanente. Passou por várias formações, realizando diversos shows no estado do Rio Grande do Sul, em bares e espaços institucionais. Posteriormente escrita como Aristhóteles de Ananias Jr.

A banda ‘nasceu’ em 1988, realizou seu primeiro show no Bar Ocidente no mesmo ano (cartaz do post). Surgida como um projeto paralelo à Graforréia Xilarmônica (da qual faziam parte Marcelo e Alexandre), tinha uma proposta informal de diversão ao mesmo tempo em que se aproveitavam espaços favoráveis a investigações sonoras. A princípio o projeto não possuía nenhuma intenção de continuidade, e os músicos eram convidados de acordo com as circunstâncias.

Formações
1991: Marcelo Birck, Alexandre Birck, Ricardo Frantz, Luciano Zanatta e Chico Machado
1993: Marcelo Birck, Diego Silveira, Ricardo Frantz, Luciano Zanatta e Pedro Porto
1996: Marcelo Birck, Alexandre Birck, Thomas Dreher e Lawrence David

Tasso Ferreira nos enviou este ‘cartaz de xerox e feito à mão’, que era a ‘internet discada’ da época, lembra que tocou nesta apresentação de estréia da Banda, ao lado de Marcelo Birck, Alexandre Birck e o Luciano Zanatta no Sax .

O show aconteceu no dia 14 de dezembro de 1988.