ago 022016
 

Walverdes é uma banda de rock de Porto Alegre formada por Gustavo “Mini” Bittencourt (guitarra e vocal), Marcos Rubenich (bateria), Patrick Magalhães (baixo e vocal) e Julio Porto (guitarra). Neste vídeo, lançamento do disco REPUXO, lançado em 25 de julho de 2016, pela Gravadora Loop Discos.

A banda, que já foi descrita na revista Trip como “o melhor power-trio nacional” , é uma das principais representantes do cenário de rock independente brasileiro, ao lado de Mechanics, Retrofoguetes, Pata de Elefante, Hang The Superstars, Wry, Forgotten Boys e outros.

Mudhoney, MC5, Nirvana, The Stooges, Black Sabbath, The Who, Rocket From The Cript, Supergrass são sempre citados pelos integrantes como influências principais na construção do som do Walverdes. Além disso, nos últimos anos, o trio aproximou seu som do peso do stoner rock de Queens of the Stone Age e Nebula.

Em 28 de setembro de 2006, a banda participou pela primeira vez do Video Music Brasil—festa anual organizada pela MTV Brasil para premiar os melhores videoclipes exibidos pela emissora –, concorrendo na categoria de Melhor Videoclipe Independente com o clipe de “Seja Mais Certo”.

No final de 2010, a banda lançou Breakdance, o sexto álbum. Produzido por Julio Porto, ex-guitarrista da Ultramen, o disco mostra uma banda ainda pesada e coesa, mas com uma abordagem mais minimalista. “Breakdance” soma 23 minutos que parecem resgatar o melhor dos dois álbuns anteriores, o violento “Playback” (2005) e o intenso “Anticontrole” (2002). As canções são curtas e densas. O som está mais limpo e minimalista, mas os riffs parecem serras elétricas. A produção traz influências do background dub e reggae de Porto, gêneros também admirados pelos integrantes da banda.